Abertas as candidaturas para o ARRISCA C
Já se encontram abertas as candidaturas para a 14.ª edição do Concurso de Ideias de Negócios ARRISCA C, uma iniciativa promovida pela Universidade de Coimbra que distingue projetos de base científica e tecnológica com impacto na economia e na sociedade da Região Centro. Ao longo das suas edições anteriores, o concurso tem-se afirmado como um marco no estímulo ao empreendedorismo inovador, reunindo mais de 1300 candidaturas e atribuindo mais de 200 prémios, num total superior a 1,15milhões de euros em apoios que incluem consultoria, incubação, mentoring, internacionalização e outros contributos essenciais ao desenvolvimento de projetos emergentes.
A edição de 2026 mantém este compromisso, procurando identificar e apoiar ideias de elevado potencial enquadradas nas categorias de Inovação, Inovação Júnior, Inovação Social, Inovação Sustentável e Inovação em Cultura, Turismo e Património. Tal como em anos anteriores, o concurso conta com a colaboração de diversos parceiros que contribuem com prémios não monetários – desde horas de consultoria, mentoria ou coaching, até serviços especializados, programas de formação, acesso a infraestruturas ou apoio à internacionalização – reforçando o ecossistema empreendedor da Região Centro.
Podem concorrer ao ARRISCA C pessoas singulares de qualquer nacionalidade, a título individual ou em equipas até cinco elementos, desde que integrem pelo menos um estudante, diplomado, docente, investigador, bolseiro ou trabalhador não docente de uma instituição de ensino superior portuguesa, bem como alunos do ensino secundário ou profissional (nível IV), no caso da categoria Inovação Júnior.
Enquanto membro do consórcio INOVC+, o BIKiNNOV patrocina um prémio no valor de 5000€ em serviços para ideias de negócio associadas ao setor da mobilidade suave.
O INOVC+ é um programa estratégico para a Região Centro que consiste na implementação e consolidação de um Ecossistema de Inovação para a Transferência de Conhecimento e Tecnologia que, num contexto de trabalho em rede de 23 parceiros, potencie a valorização e a transferência de conhecimento e de resultados de I&D+I para a economia regional, sendo uma continuidade dos anteriores programas InovC, InovC2020 e InovC+. O projeto tem uma duração de 30 meses e um investimento total elegível de cerca de 4,1 milhões, cofinanciado a 85% pelo CENTRO2030, Portugal 2030 e pela União Europeia, Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si
Mais informações: https://www.arriscac.pt/