BIKiNNOV organiza evento sobre Propriedade Industrial no Setor das Duas Rodas

BIKiNNOV organiza evento sobre Propriedade Industrial no Setor das Duas Rodas

No passado dia 30 de setembro, as instalações do BIKiNNOV foram palco do evento “Inovar sobre Rodas: Propriedade Industrial ao Serviço da Mobilidade”, uma iniciativa que visou sensibilizar e capacitar o setor para a relevância estratégica da propriedade industrial enquanto motor de valorização do conhecimento e da inovação tecnológica.

O evento começou com uma sessão de abertura, que contou com a intervenção do Dr. Gil Nadais, Diretor Executivo do BIKiNNOV

Após este momento de boas-vindas, começaram oficialmente as apresentações, com temas diversos como o papel do INOVC+ na Valorização do Conhecimento e Propriedade Industrial, a Importância da Propriedade Industrial na Inovação Tecnológica, o Papel do Agente Oficial na Proteção da Inovação e com uma mesa redonda sobre o tema “Como Proteger e Valorizar a Inovação no Setor das Duas Rodas”. Estes momentos contaram com nomes relevantes para o setor como Ana Bandeira, Presidente do INPI; Daniela Herculano, Gestora de Inovação do BIKiNNOV;  Mariana Olivieira, Agente Oficial da Propriedade Industrial do RAIZ; João Miranda, Diretor de Marketing da Miranda Bike Parts; Pedro Sá, Diretor de Inovação e Desenvolvimento de Negócio da Polisport; e, Adriana Esteves, Diretora de Consultoria em Propriedade Industrial da ClarkeModet.

Esta iniciativa terminou com uma visita guiada pelas instalações do BIKiNNOV e com um momento de networking que permitiu que todos os presentes discutissem e partilhassem ideias sobre os temas abordados durante a sessão.

O evento consolidou-se, assim, como um espaço privilegiado de partilha de conhecimento e de debate estratégico sobre os desafios e oportunidades da inovação no setor das duas rodas.

Este evento realizou-se no âmbito do INOVC+. O INOVC+ é um programa estratégico para a Região Centro que consiste na implementação e consolidação de um Ecossistema de Inovação para a Transferência de Conhecimento e Tecnologia que, num contexto de trabalho em rede de 23 parceiros, potencie a valorização e a transferência de conhecimento e de resultados de I&D+I para a economia regional, sendo uma continuidade dos anteriores programas InovC, InovC2020 e InovC+. O projeto tem uma duração de 30 meses e um investimento total elegível de cerca de 4,1 milhões, cofinanciado a 85% pelo CENTRO2030, Portugal 2030 e pela União Europeia, Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.