BIKiNNOV organiza evento sobre Propriedade Industrial no Setor das Duas Rodas
No passado dia 30 de setembro, as instalações do BIKiNNOV foram palco do evento “Inovar sobre Rodas: Propriedade Industrial ao Serviço da Mobilidade”, uma iniciativa que visou sensibilizar e capacitar o setor para a relevância estratégica da propriedade industrial enquanto motor de valorização do conhecimento e da inovação tecnológica.
O evento começou com uma sessão de abertura, que contou com a intervenção do Dr. Gil Nadais, Diretor Executivo do BIKiNNOV
Após este momento de boas-vindas, começaram oficialmente as apresentações, com temas diversos como o papel do INOVC+ na Valorização do Conhecimento e Propriedade Industrial, a Importância da Propriedade Industrial na Inovação Tecnológica, o Papel do Agente Oficial na Proteção da Inovação e com uma mesa redonda sobre o tema “Como Proteger e Valorizar a Inovação no Setor das Duas Rodas”. Estes momentos contaram com nomes relevantes para o setor como Ana Bandeira, Presidente do INPI; Daniela Herculano, Gestora de Inovação do BIKiNNOV; Mariana Olivieira, Agente Oficial da Propriedade Industrial do RAIZ; João Miranda, Diretor de Marketing da Miranda Bike Parts; Pedro Sá, Diretor de Inovação e Desenvolvimento de Negócio da Polisport; e, Adriana Esteves, Diretora de Consultoria em Propriedade Industrial da ClarkeModet.
Esta iniciativa terminou com uma visita guiada pelas instalações do BIKiNNOV e com um momento de networking que permitiu que todos os presentes discutissem e partilhassem ideias sobre os temas abordados durante a sessão.
O evento consolidou-se, assim, como um espaço privilegiado de partilha de conhecimento e de debate estratégico sobre os desafios e oportunidades da inovação no setor das duas rodas.
Este evento realizou-se no âmbito do INOVC+. O INOVC+ é um programa estratégico para a Região Centro que consiste na implementação e consolidação de um Ecossistema de Inovação para a Transferência de Conhecimento e Tecnologia que, num contexto de trabalho em rede de 23 parceiros, potencie a valorização e a transferência de conhecimento e de resultados de I&D+I para a economia regional, sendo uma continuidade dos anteriores programas InovC, InovC2020 e InovC+. O projeto tem uma duração de 30 meses e um investimento total elegível de cerca de 4,1 milhões, cofinanciado a 85% pelo CENTRO2030, Portugal 2030 e pela União Europeia, Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.