BIKiNNOV participa em missão de benchmarking a Barcelona no âmbito do projeto INOVC+
O BIKiNNOV participou no 2º Encontro Regional INOVC+, uma iniciativa integrada no projeto INOVC+: Ecossistema de Inovação para a Transferência de Conhecimento e Tecnologia da Região Centro. O encontro, realizado no Instituto Politécnico de Tomar (IPT) nos dias 19 e 20 de novembro, reuniu representantes do meio académico, empresarial e institucional, dos setores agroalimentar, automóvel, reciclador e de engenharia, promovendo momentos de discussão, partilha e articulação estratégica em torno da inovação e transferência de tecnologia.
Durante a tarde, decorreu a sessão “Cidades Inteligentes e Sustentáveis”, onde empresas como Flyrobotics, ENDESA e consultoras da área da engenharia, apresentaram soluções tecnológicas aplicadas à gestão urbana, energia e infraestruturas digitais, destacando os avanços tecnológicos que estão em curso.
A última sessão do dia foi dedicada à apresentação de oito exemplos de transferência de tecnologia promovidos pelos parceiros INOVC+, destacando processos de proteção de propriedade intelectual, valorização de invenções e criação de spin-offs.
Complementarmente ao programa oficial, o BIKiNNOV teve a oportunidade de visitar a empresa Flyrobotics, e conhecer tecnologias avançadas de monitorização aéreas, aquáticas, sensorização territorial e recolha inteligente de dados, com recurso a robots.
A participação no Encontro Regional permitiu ao BIKiNNOV consolidar aprendizagens e reforçar a sua integração no consórcio INOVC+. Entre os principais resultados destacam-se a identificação de oportunidades de colaboração com empresas tecnológicas e entidades públicas, o reforço da importância da proteção da propriedade intelectual nos processos de valorização de conhecimento, o alinhamento estratégico com tendências emergentes em digitalização, sustentabilidade e cidades inteligentes e a consolidação do papel do BIKiNNOV como agente dinamizador de inovação aplicada ao setor das duas rodas.
O INOVC+ é um programa estratégico para a Região Centro que consiste na implementação e consolidação de um Ecossistema de Inovação para a Transferência de Conhecimento e Tecnologia que, num contexto de trabalho em rede de 23 parceiros, potencie a valorização e a transferência de conhecimento e de resultados de I&D+I para a economia regional, sendo uma continuidade dos anteriores programas InovC, InovC2020 e InovC+. O projeto tem uma duração de 30 meses e um investimento total elegível de cerca de 4,1 milhões, cofinanciado a 85% pelo CENTRO2030, Portugal 2030 e pela União Europeia, Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.